Pauper & Peasant
Introdução
Os formatos Pauper e Peasant são dois formatos frequentemente confundidos pelos jogadores, nomeadamente por serem dois formatos de baixo orçamento, que se pretendem competitivos e cujas regras envolvem a raridade das cartas de Magic. No entanto, estes dois formatos diferem em vários pontos importantes:
O formato Peasant permite 5 uncos por baralho enquanto o formato pauper permite apenas bens comuns.
As Listas de Proibição dos dois formatos são diferentes mesmo quando restritas apenas aos municípios.
O Pauper é um formato oficial enquanto o Peasant é um formato não oficial.
Cards emitidos em comum apenas em uma edição Arena não são legais no Pauper, mas são legais no Peasant. (veja lista abaixo).
História cruzada dos dois formatos :
2001: Criação do formato Peasant.
2002: Criação do formato Pauper.
2005: Primeiro torneio Peasant na França.
2008: O Pauper se torna um formato oficial de MTGO.
2011: Criação do site mtg.peasant.com
2014: The Gatherer se torna referência em raridade de cartas no Peasant e edições virtuais passam a ser permitidas.
2014: Primeira Copa da França Peasant reunindo 56 jogadores.
2015: Reunificação das diferentes comunidades Peasant em torno de uma única Lista de Proibições.
2015: Primeiro Paupergeddon na Itália reunindo 40 jogadores.
2019: As regras oficiais do MTGO Pauper e não oficiais do Paper Pauper são unificadas pela WotC.
2020: Criação do site peasant-magic.com.
2022: Criação do Painel Formato Pauper, grupo de jogadores Pauper retransmitidos entre jogadores e WotC.
Perguntas frequentes
Por que o formato Peasant permite 5 uncos?
O objetivo da inclusão de uncos no formato foi trazer mais complexidades ao metagame, nomeadamente ao permitir a criação de decks cujo funcionamento se centra numa carta que por questões de poder é muitas vezes unco. O número 5, entretanto, foi escolhido para forçar os jogadores a jogar pelo menos dois uncos diferentes por baralho e forçar uma reflexão sobre o seu número. Esta peculiaridade do formato Peasant também oferece aos jogadores uma restrição de construção de deck completamente nova em comparação com os formatos oficiais.
Por que o Peasant é tão popular na França?
O formato Camponês foi estabelecido na França a partir de 2005, muito antes de o pobre se tornar oficial ou ganhar popularidade em todo o mundo. Le Peasant conta desde 2006 com o apoio do Magicville, um site francês muito popular com a criação de um fórum inteiramente dedicado ao formato Peasant , o que tem permitido ao formato prosperar. Ainda hoje o formato Peasant reúne mais jogadores em França do que o pobre, em particular através do seu evento principal: a Taça de França.
Por que a Ban List Peasant restrita aos bens comuns não corresponde à Ban List Pauper?
Esta opção considerada no passado foi objecto de muito debate e de alguns anúncios por parte da comissão. Foi finalmente descartado em 2018, tanto para que o formato Peasant não tivesse uma Lista de Banimentos dependente de outro formato, mas também para permitir que o formato Peasant evoluísse em uma direção diferente. Na verdade mesmo que as regras de construção do Pauper e do Peasant sejam semelhantes, os metajogos destes dois formatos podem ser bastante diferentes dependendo do período e certos banimentos necessários num dos dois formatos não serão necessariamente necessários no outro.
Por que é o Glimmerpost que é proibido no Peasant e não o Cloudpost como no Pauper?
Tanto no indigente como no Peasant, o posto de nuvem e o posto luminoso não podem ser autorizados simultaneamente. Foi escolhido manter Cloudpost como um Peasant para não fechar a porta para possíveis decks futuros. Na verdade, ao contrário do Glimmerpost, o Cloudpost permanece potencialmente jogável sozinho.